domingo, 12 de outubro de 2008

O mito da "barriguinha"


O mito da barriguinha...
Por Débora Sabongi

Este mito persegue todas as bailarinas e professoras desta área. É bastante comum ouvirmos a respeito da famosa “barriguinha que toda bailarina deve ter”. Em muitos casos, chega a gerar certo receio em iniciar a atividade.

Nós sabemos que uma atividade física não poderia estimular um aumento de células que acumulam gordura. A dança do ventre não fica fora da regra. Você é capaz de modelar seu corpo e eliminar a gordura localizada na região abdominal em alguns meses de aula. A dança lhe ajudará a queimar a gordura da região abdominal.

Apesar do nome, dança “do ventre”, ela trabalha o corpo inteiro. Diversos grupos musculares, articulações, tendões, além dos sistemas nervoso, cardiocirculatório e respiratório. Pensando agora de forma mais científica, vamos analisar a nossa respiração: quando executamos uma atividade física e usamos a respiração de forma correta, as células recebem maior oxigenação e queimam as toxinas do organismo, além de ajudar a eliminar as gorduras do nosso corpo. Em uma aula de dança do ventre, assim como qualquer atividade, é essencial que saibamos respirar corretamente durante a execução dos movimentos. Isso é algo a ser passado pela “facilitadora” em sala de aula.

Voltando a “barriguinha”.... Junto com a respiração, encontramos um outro aliado para apagar este mito: a reeducação postural. Já nos primeiros dias de aula, você receberá orientações sobre a postura correta. Alongar a coluna, encaixar o quadril para mantê-la ereta, entre outras coisas. Agora, precisamos entender que essas informações devem ser levadas conosco em todas as atividades do dia-a-dia. Não podemos esperar que em apenas uma hora de aula possamos chegar a um resultado satisfatório rapidamente.

Observe que não é só o ventre, mas geralmente costas, coluna, ombros (normalmente contraídos, em geral voltados para frente) e até a posição dos pés e joelhos não estão corretas na maioria das atividades que desempenhamos durante o dia; ao trabalhar, caminhar, mesmo durante o banho, e assim vai. O stress, o cansaço e a insônia são conseqüências dessas “falhas” diárias. O abdômen muitas vezes está relaxado e solto, quando o correto seria estar contraído, auxiliando na sustentação da coluna, deixando-a bem alinhada. (...)

Notamos que a famosa “barriguinha” nada mais é do que um deslize nosso. Nós somos responsáveis pelo nosso corpo e por nossa saúde. Devemos sempre analisar como estamos levando a vida. Criar hábitos de conduta saudáveis. Lembrar que a nossa alimentação é importante e que os maus hábitos alimentares só prejudicam nosso corpo. Esquecer as dietas mirabolantes e milagrosas. Acreditar que perder peso e emagrecer pode dar certo, mas com orientação médica e ponderação. Buscar estar de bem com a vida, com o corpo, consigo mesma. Aprender que cada dia é um degrau para alcançar o sucesso que desejamos. (...)

7 comentários:

Anônimo disse...

Nai...o Blog tá massa....
Vá nessa comunidade que tem um monte de vídeos e músicas....

http://rakssharki.multiply.com


Bjusssssss (=':'=)

Anônimo disse...

Naaai, continue assim que vc vai longe! Adoreeei seu blog =)
beijooo

Anônimo disse...

Nai!!!
Tá tudo lindo: fotos, música...
Além de ser informativo...
Gosto muito de dança do ventre, mas sabia pouca coisa!!

Adorei!

Eudes Benicio disse...

hummm...

então a dança do ventre é mais "atividade física" do que se imagina. Legal. Mas e o homem?? ficar mechendo o ombro para cima e para baixo e bater palmas, dá p perder alguma coisa??!!! (hehehe, brincadeira)

bjo!

Rick Gentil disse...

hmmmm.

jah m falaram q a dança do ventre cria certa barriguinha na pessoa...

mas ateh acho sexy... (dependendo claro uhsaiuhsahui)

muito bom!!!

Hanna Nolasco disse...

Zaia! Seu blog tá ótimo! Adorei essa útima postagem. Só falta agora você dar um curso intensivo de Dança do Ventre pra gente! ;P
Todas queremos modelar os corpinhos!
rsrsrsrsrsrs

beijos!

Anônimo disse...

Olá Marcela!!!

Muito obrigada por divulgar o link do grupo Raks Sharki do multiply.
Fi AmaniLhah!!!