domingo, 9 de novembro de 2008

Dança com Candelabro ou Raks El Shamadan



Dança na qual a bailarina usa um candelabro sobre a cabeça. Recomenda-se que haja um véu sobre a cabeça, embaixo do candelabro. O candelabro pode ter de 7 a 14 velas, dependendo da preferência. Quanto menor o número de velas, menor o candelabro, e mais delicado. Sua provável origem é grega ou judaica. (...) .É comum que uma bailarina entre como em um cortejo à frente dos noivos, dançando com o candelabro.
Desta maneira ela procura iluminar o caminho do casal, como uma forma de trazer felicidade para ele. É uma dança que serve para celebrar a vida e a união entre as pessoas. (...)
De qualquer forma é importante que a música seja lenta, pelo menos na maior parte do tempo, pois com o candelabro não é possível realizar muita variedade de movimentos rápidos.É uma dança que requer mais movimentos delicados e sinuosos, além de bastante equilíbrio.
Fonte: http://www.centraldancadoventre.com.br/





Esse post não tem a ver com minha última aula ( 08/11). Até porque o uso de candelabro só é feito por dançarinas com muito mais tempo de prática, no entanto, é uma das modalidades da dança que mais chama minha atenção. É no mínimo exótico ver uma dançarina surgir no palco com mais de meia dúzia de velas na cabeça. Equilibrar o candelabro não é o suficiente: é preciso demonstrar graciosidade e leveza e por fim, dançar. Ufa!

Nenhum comentário: