Khaleege ou Khalije e é uma dança também conhecida como Raks El Nacha´at. Em árabe, esta palavra significa "golfo". Dança dos países do Golfo Pérsico e Península Arábica.Tradicionalmente feita por mulheres e em grandes círculos, mas hoje homens também podem dançar. Há 03 estilos de Khaleege:
1) Tribal: do Golfo Pérsico
2) Iraquiano: Influência cigana, parecido com o que vemos hoje
3) Maghreb: Influência do Norte da África.
A execução da dança, ao som do ritmo Soudi, traz uma simples marcação para os pés, que se mantém constante e presente todo o tempo. Além dessa marcação, há movimentos de cabeça (com destaque para os cabelos), de mãos, braços, e tronco. O quadril, ao contrário da dança do ventre, praticamente não se move.
Mais:http://www.ayshaalmee.com/dftxt.htm
http://www.centraldancadoventre.com.br/content/view/27/53/
O legal da dança do ventre é que ela permite essa ponte com o passado e o presente constantemente. Esse post tem a ver com minha última conversa com Aisha na semana passada. Falávamos sobre tradição e modernidade e como ela diferia nesse aspecto em relação a uma outra profissional da área ( não convém aqui nomes). Paradoxalmente, perdi a aula de Khaleege, mas minha curiosidade não me deixou muito longe de aprender o mínimo que fosse sobre a dança folclórica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário